CIES Global inaugurou dois hospitais no ano de 2016

Visando diminuir as filas de espera do SUS, o CIES Global inaugurou dois hospitais nos principais centros da região sul e leste.

A organização sem fins lucrativos, CIES Global, tem como objetivo dar à população de alta vulnerabilidade social acesso a exames e cirurgias de baixa e média complexidade, por meio de unidades móveis e fixas, equipadas com o que há de mais avançado em tecnologia.

De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, mais de 70% das cirurgias realizadas no SUS são de baixa e média complexidade, e chegam a demorar meses para acontecerem. Por este motivo, entre agosto e setembro de 2016, o CIES inaugurou o Hospital Dia CIES Global –  Santo Amaro e o Hospital Compacto CIES Global – Vila Carrão, com centros cirúrgicos e sala de recuperação para cirurgias cardiovasculares, urológicas, oftalmológicas e dermatológicas, além de consultórios e salas para exames.

Hospital Dia CIES Global – Santo Amaro

A construção híbrida, combinação de estruturas de concreto e metálica, foi escolhida pois reduz significativamente o tempo de implementação, chegando a ser concluída em 2 meses e com menor investimento financeiro, conceitos que estão presente na missão do CIES: Atender a necessidade de saúde integral do ser humano com qualidade, tecnologia e agilidade no conceito de tratar, educar e prevenir.

A unidade tem capacidade para atender 5.000 pessoas/mês, sendo 300 cirurgias, 3.400 exames e mais de 1.300 consultas médicas.

Em seus 580 m², estão dispostos centro cirúrgico, área ambulatorial que pode ser customizada para diagnósticos pré e pós-cirúrgico, área de recuperação pós anestesia de curta e de média permanência, além de estruturas de apoio.

Hospital Compacto CIES Global – Vila Carrão

Com 470 m², divididos em dois andares, o hospital foi construído em uma estrutura de alvenaria com inclusão de contêineres adaptados para salas de exames diagnósticos e para consultas, laboratório, atendimentos e salas cirúrgicas.

Roberto Kikawa, médico fundador do CIES, explica que “optamos por uma estrutura móvel pois, futuramente o hospital pode ser levado para outra localidade que esteja com a  demanda (SUS) reprimida.”

A unidade tem capacidade para atendimento de 5.000 pessoa por mês, com 300 cirurgias de média e alta complexidade, 3.300 exames diagnósticos e 1.300 consultas médicas.

Especialidades

No local é possível encontrar exames, consultas e cirurgias em diversas especialidades como: Cardiologia; Cirurgia vascular; Gastroenterologia; Neurologia; Oftalmologia; Otorrinolaringologia; Proctologia; Radiologia e Urologia, além do Programa Médico Preventivo (PMP).

Os hospitais do CIES Global têm atendimento em parceria com a rede pública de saúde e realiza exames e cirurgias particulares praticando valores que têm por base a tabela do SUS.

Sobre o CIES Global

Criado em 2008, o CIES Global (Centro de Integração de Educação e Saúde) é um Projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades que já atendeu mais de 500 mil pessoas. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS.  Para realizar os atendimentos à população, desenvolveu unidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab além de outros prêmios como Dom (do grupo Fleury) em 2013, Dr. Cidadão (da Associação Paulista de Medicina) e Cidadão Sustentável em 2012 e Empreendedor Social Ernst Young Terco em 2011.  www.ciesglobal.org