Nesta quarta-feira (22) a Carreta de Saúde do Idoso começa a atender os primeiros pacientes, no bairro Ipiranga, Zona Sul de São Paulo. A unidade faz parte do programa Doutor Saúde, uma parceria entre o CIES Global e a prefeitura da cidade. Odontologia, oftalmologia e fonoaudiologia são as especialidades ofertadas na estrutura, que está instalada no Parque da Independência.

A unidade móvel possui 48 metros quadrados e tem capacidade inicial para atender até 1.200 pacientes por mês. Nela, idosos a partir de 60 anos terão acesso a procedimentos de odontologia, com consultas e próteses dentárias; fonoaudiologia, com exames de audiometria de audição e da voz; e oftalmologia, com avaliação da acuidade visual, refração, tonometria, mapeamento de retina, de fundo de olho e biometria. Todos passarão, também, por triagem com mensuração de sinais vitais, glicemia, colesterol e Índice de Massa Corporal (IMC).

Para receber atendimento, o paciente deverá ser previamente agendado pela Central de Regulação do município, após direcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) ou, ainda, pelo Programa de Acompanhante de Idosos (PAI).

“Hoje, menos de 3% dos idosos da cidade de São Paulo possuem convênio médico. Com esse lançamento, nós queremos dar melhores condições de vida a essas pessoas. Elas poderão enxergar melhor, ouvir melhor e se alimentar melhor”, justificou o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Wilson Pollara. Ele também ressaltou que apenas os atendimentos serão pagos pela Prefeitura. As estruturas são adquiridas pelo CIES Global com empresas parceiras e investidores que acreditam na causa.

Estrutura

A unidade é composta por um contêiner adaptado para serviços de saúde. Das laterais maiores, saem dois ambientes que compõem a estrutura de atendimento. A tecnologia avançada e inovadora auxilia na mobilidade do equipamento por meio do sistema hidráulico Stop and Go, que, com quatro pistões, eleva e abaixa a estrutura do consultório. Além disso, as laterais também são abertas por controle remoto, dando maior estabilidade para o equipamento e mais conforto aos usuários. A novidade foi desenvolvida pelas empresas parceiras Fleximedical e Vic.

Assista abaixo à animação que ilustra o funcionamento dessa nova tecnologia

Doutor Saúde

O Doutor Saúde é um programa de atendimento médico com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento médico e diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidades quando necessárias. Além de poupar vidas, também deverá contribuir para diminuição dos gastos públicos, já que a Prefeitura não paga as unidades e o valor pago por procedimento é referenciado na tabela SUS.

No programa, cada unidade fica de dois a três meses no local de atendimento, distribuídos em todas as regiões do município (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro). As carretas atuam em forma de rodízio para oferecer atendimentos nas diversas especialidades de forma contínua aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

+ Saiba como foi o lançamento da Carreta de Saúde do Idoso

 

Equipe CIES Global