O ano de 2018 foi, definitivamente, marcante para o CIES Global. Desde o início a equipe estava ciente dos desafios, mas também motivada para as conquistas que viriam. Inauguramos novas unidades, recebemos e realizamos grandes eventos, estabelecemos mais alianças e atendemos mais pacientes. E, infelizmente, perdemos o Dr. Roberto Kikawa, homem que iniciou toda a nossa história.

Veja abaixo uma retrospectiva com os principais marcos de 2018, separados por mês:

 

Janeiro

Os membros da Diretoria elaboraram, junto ao Diretor Executivo, Roberto Kikawa, o Plano Estratégico de cada área visando a manutenção eficaz das atividades e os novos projetos.

 

Fevereiro

O CIES Global completou 10 anos de atividadesCarrinho de pipoca para pacintes na Arena Centro Oeste - CIES Global desde o lançamento da primeira Carreta da Saúde, em 26 de fevereiro de 2008. Todas os locais de atendimento e administrativos celebraram a primeira década da organização filantrópica sem que as atividades fossem paradas. Pelo contrário, os pacientes comemoraram junto com os colaboradores.

 

 

Março

Carreta de Ortopedia do CIES GlobalMais uma Carreta da Saúde foi lançada em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Em coletiva de imprensa no dia 9, a unidade móvel da especialidade de ortopedia foi apresentada ao público pela primeira vez. A carreta integrou-se às demais do programa Doutor Saúde.

 

 

No dia 12, o CIES Global recebeu participantes do Fórum Econômico Mundial para a América Latina. Eles conheceram nosso modelo de trabalho durante a visita ao nosso local de atendimento mais volumoso, que fica no bairro Santo Amaro, em São Paulo. A Arena Sul recebe, em média, 1.000 pacientes por dia.

 

 

 

Abril

O congresso realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosem/SP) contou com estande do CIES Global entre os dias 18 e 20. Lá, o CIES pôde apresentar soluções para cada representante dos mais diversos municípios do Estado de São Paulo e também de outros estados que estavam presentes.

 

Maio

Carreta da Saúde do CIES Global em atendimento de mamografia em cidade do interior da BahiaEstabelecemos parceria com o Grupo Fleury para atividade social no sertão baiano. Cedemos uma de nossas carretas para a empresa realizar 237 mamografias durante as atividades da ONG Voluntários do Sertão, que promove ação de cidadania anualmente em uma cidade do interior nordestino.

 

 

Representante do CIES Global em debate de fórum para combate a doenças crônicas não transmissíveis 2018O CIES também participou de mais uma edição do Fórum de Combate às Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs), do qual somos co-realizadores. O fórum discute e incentiva a parceria intersetorial em busca da redução de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e suas consequências.

 

Junho

O CIES Global iniciou um curso de Gestão e Capacitação destinado a um grupo multidisciplinar de colaboradores. A Fundação Instituto de Administração (FIA) foi a responsável por elaborar o programa que envolve assuntos de economia, gestão, saúde e operação. Um dos grandes incentivadores foi o Dr. Roberto Kikawa, que sempre gostou de compartilhar novos conhecimentos e incentivava o desenvolvimento de pessoas.

 

Agosto

O mês marca a entrega dos primeiros aparelhos auditivos para os pacientes atendidos na Carreta de Saúde do Idoso, em São Paulo. Após consultas e exames de fonoaudiologia, quem precisou da correção auditiva recebeu, sem custo, os dispositivos adquiridos por meio de emenda parlamentar.

 

 

 

 

Estudantes da Universidade de Illinois visitam CIES Global - SliderO CIES Global também recebeu estudantes da Universidade de Illinois, da cidade de Urbana, norte dos Estados Unidos da América (EUA). O grupo visitou a Carreta de Saúde do Idoso com o objetivo de conhecer o Programa Médico Preventivo (PMP), desenvolvido pelo CIES Global. Depois, seguiram para a Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), onde discutiram sobre os desafios para difundir o PMP internacionalmente a fim de melhorar a saúde da população de outros países.

 

Setembro

A inauguração da primeira unidade fixa de atendimento do CIES Global é o grande destaque desse mês. O Ambulatório de Especialidades Santo Amaro chega para ampliar a capacidade do CIES Global e oferecer procedimentos mais complexos com mais segurança para todos. O local oferece tem atendimento de oftalmologia, consultas de dermatologia, cirurgia vascular e exames de cardiologia como Holter, MAPA e teste ergométrico. A unidade também receberá equipamentos de ressonância magnética tomografia, radiografia e mamografia.

 

Outubro

A terceira edição do Tempo CIES voltou a reunir líderes de todas as áreas da organização para dias de integração e imersão no propósito e metas. De 17 a 19 de outubro, houve bastante sinergia entre as equipes e, juntas, elaboraram o Plano Estratégico para 2019 com definição de metas e indicadores.

 

 

Novembro

O CIES Global participou do Festival de Inovação e Impacto Social (Fiis) na cidade de Poços de Caldas (MG), juntamente com diversos outros negócios sociais. Houve atendimento em uma de nossas Carretas que ofereceu vagas para a realização do Programa Médico Preventivo (PMP) a participantes do Fiis e a moradores da cidade. Nossos representantes participaram de painéis de discussão do evento.

Saindo de Poços de Caldas (MG), a Carreta da Saúde viajou à cidade do Rio de Janeiro para uma ação em parceria com a SulAmerica. Essa é a segunda vez que participamos do Dia da Cidadania, realizado pela empresa de seguros.

Esse mês também foi marcado pela morte do fundador do CIES Global, o Dr. Roberto Kikawa, em uma tentativa de assalto na cidade de São Paulo. O fato teve repercussão nacional e internacional e abalou a todos que conheciam a história e a missão da vida dele.

 

Dezembro

Tributo ao Dr. Roberto Kikawa na Assembleia Legislativa do Estado de São PauloO CIES Global, familiares e amigos de Roberto Kikawa realizaram tributo um mês após a despedida do fundador do CIES. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo, local ao qual simultaneamente ocorria em outro auditório a entrega do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, em que o Dr. Roberto também foi homenageado in memorian.

Para dar continuidade ao legado, o Conselho da Associação Beneficente Ebenézer escolheu o médico e economista Marcos Fumio Koyama como o novo Chefe Executivo de Ofício (CEO) do CIES Global.

Fumio acompanha o trabalho do Dr. Roberto Kikawa há três anos e já havia sido convidado para o posto de CEO pelo próprio fundador do CIES. O executivo também é mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui experiências em Gestão de Saúde Pública e Terceiro Setor no Hospital das Clínicas (Universidade de São Paulo – USP) e no Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp). Também atuou na organização filantrópica Beneficência Portuguesa (BP).

 

Equipe CIES Global