Nova unidade móvel para atendimento médico é lançada por ONG de saúde

O CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) inaugura, no próximo dia 22 de outubro, em São Paulo, sua nova unidade móvel. Um centro de atendimento médico pioneiro para atendimento de gastrenterologia.

Na unidade serão realizados exames de endoscopia digestiva e colonoscopia, por médicos do CIES, inicialmente durante a ação Hora Certo Móvel. Uma parceria entre a organização e a Prefeitura de São Paulo. Na ocasião 2.368 vagas para endoscopias e 326 para colonoscopias – por mês- estarão à disposição para diminuir a fila de espera do SUS por esses exames.  Além do atendimento em outras três carretas de saúde.

Tribox da Saúde

Batizado de Tribox da Saúde, foi construído atendendo as normas da RDC 50 da Anvisa. Em seus 110 m², possui duas salas para exames, duas salas de repouso, uma área central para reprocessamento de materiais e desinfecção, além de uma sala de emergência toda equipada para possíveis complicações. “Depois da Carreta da Saúde, Box da Saúde e Van da Saúde, com o sistema do Tribox temos um ganho de estrutura e de pessoal. Sua sala central permite que as duas salas de exames sejam abastecidas ao mesmo tempo, além de ser mais uma possibilidade ajustável à diversas áreas e ocasiões”, avalia o médico criador da unidade, Roberto Kikawa. Seu transporte pode ser feito por caminhão guincho e sua montagem leva seis horas para entre a instalação  e conexão de água, esgoto e energia elétrica.

A unidade é composta de três módulos, construídos na base de um contêiner, em que as laterais de aço são retiradas e substituídas por uma parede de fibra de vidro e polieuretano, deixando a unidade mais leve -50% do peso original- e com um melhor aproveitamento da temperatura, que fica dez graus mais baixa que a área externa.

Arena Hora Certa Móvel – Zona Norte

A arena da saúde montada pelo Projeto CIES e Prefeitura de São Paulo na Zona Norte da cidade São Paulo possui três carretas, além do Tribox da endoscopia, um dos exames oferecidos junto à colonoscopia , nasovideolaringoscopia, eletroneuromiografia, ecocardiograma, doppler vascular e ultrassom. “Na região, a demanda por colonoscopia é praticamente o dobro da existente na Zona Leste, o que nos levou a criar o Tribox da endoscopia”, explica Roberto Kikawa, médico idealizador das unidades móveis que é gastroenterologista.

A ação do Hora Certa Móvel na Zona Norte de São Paulo acontece na Rua João Marcelino Branco, 96.

Sobre o Projeto CIES

O CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) é um Projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS.  Para realizar os atendimentos à população desenvolveuunidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab além de outros prêmios como Dom (do grupo Fleury) em 2013, Dr. Cidadão (da Associação Paulista de Medicina) e Cidadão Sustentável em 2012 e Empreendedor Social Ernst Young Terco em 2011.  www.projetocies.org.br