O Secretário da Saúde da Cidade do México, José Armando Ahued Ortega, conheceu o Hospital Compacto Móvel da Rede Hora Certa, em Vila Carrão, na Zona Leste da cidade de São Paulo. A programação ocorrida em 7 de julho também contou com a presença da cônsul geral do México no Brasil, Margarita Pérez Villaseñor, do Coordenador Regional de Saúde Sudeste, Dr. José Roberto Abdalla, e de representantes dos poderes Executivo e Legislativo da capital paulista.

O encontro, articulado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, promoveu a troca de experiências entre as autoridades e organizações que atuam na área da saúde. O roteiro incluiu recepção, sala de preparo para cirurgias, consultório, sala de nutrição, farmácia, laboratório e outros ambientes do hospital. Em seguida, o grupo visitou os boxes para exames no outro ponto de atendimento, em anexo à unidade.

O Gerente de Relações Institucionais e Comunicação do CIES, Ricardo Lauricella, apresentou a unidade aos visitantes e explicou sobre o funcionamento do CIES e sua globalização, inclusive para o México. Também acompanharam e representaram a organização o Gerente de Relações Governamentais, Richard Blumel, e a Diretora Clínica Mary Simono.

José Ortega demonstrou interesse em conhecer melhor a atuação do CIES Global até mesmo para possíveis parcerias. O secretário também aproveitou a ocasião para apresentar projetos e resultados desenvolvidos na capital mexicana, como o Hospital das Emoções (Hospitais de las Emociones), voltado para acompanhamento psicológico de pacientes juvenis (12 a 29 anos); e outra medida adotada na Cidade do México: o programa Médico em sua Casa (Médico en tu Casa), que fornece brigadas com profissionais de saúde que visitam os pacientes com dificuldade de locomoção, oferecendo tratamento adequado.

Equipe CIES Global