O dia 26 de maio foi instituído pelo Ministério da Saúde como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença está relacionada ao aumento de pressão do interior do olho, geralmente no nervo ótico, responsável pela visão. O problema é mais frequente em pessoas com mais de 40 anos. Quem tem algum familiar de primeiro grau que já teve glaucoma também tem maiores chances de ser acometido pela doença.

A prevenção é a principal forma de combate ao glaucoma. Consultas regulares com médicos oftalmologistas é a melhor forma de evitar a doença, já que não apresenta sintomas até o estágio avançado, em que o paciente já perdeu parte da visão periférica.

Medico Oftalmologista do CIES Global Diego Ruiz

O médico oftalmologista do CIES Global Diego Ruiz ressalta a importância das consultas e exames preventivos para combater o glaucoma, doença que leva à cegueira do indivíduo.

“Antes de ficar cego, o paciente começa a ter perda da qualidade de vida com a redução da orientação para se locomover. Ele vai perdendo a independência. Começa a se chocar com as laterais dos móveis, a cair, a tropeçar”, exemplifica o médico oftalmologista do CIES Global Diego Ruiz.

A prevenção do Glaucoma

Os procedimentos básicos são a avaliação campimetria, que analisa qual o estágio de lesão do campo visual, e a paquimetria, responsável por avaliar a espessura da córnea, que fica fina com a pressão do olho elevada. O mapeamento de retina também ajuda no diagnóstico.

O oftalmologista Diego Ruiz lembra de ter recebido paciente de 70 anos cego devido ao glaucoma sem saber do que se tratava, uma vez que aquela era sua primeira consulta com um especialista.

Tratamento do Glaucoma

Diego comenta sobre as duas maneiras de se tratar o glaucoma: o emprego de medicamentos e a cirurgia. “Ambos os procedimentos são para impedir o avanço da doença, já que não há reversão do caso. Se os colírios forem insuficientes no tratamento, pode ser indicada uma cirurgia para melhorar a drenagem do líquido do olho. Tanto um caso quanto outro são para regularizar a pressão intraocular”.

Diagnóstico do Glaucoma no CIES Global

As consultas de oftalmologia nas unidades móveis e modulares do CIES Global contribuem para a prevenção e combate ao avanço do glaucoma. Esses exames acontecem em 6 locais de atendimento na cidade de São Paulo, tanto no programa Hora Certa Móvel quanto no Doutor Saúde. Mensalmente, são realizadas cerca de 4 mil consultas com a realização de exames como mapeamento de retina e tonometria, para os pacientes do SUS.

Os atendimentos nos municípios de Rio Claro (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP) e Joinville (SC) também ofertam os procedimentos que ajudam no diagnóstico da doença.

Leia também: Hipertensão Arterial: informe-se e previna essa doença mortal e silenciosa

Equipe CIES Global