As equipes administrativa e de enfermagem do CIES Global que atuam no programa Doutor Saúde, participaram de um curso para alinhamento e padronização de práticas e processos nas unidades móveis. A capacitação, que reuniu pela primeira vez todos os colaboradores envolvidos no programa, aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2018, em período de movimentação das carretas, na Sede Administrativa. Os treinamentos anteriores eram divididos por regiões.

O auxiliar administrativo Gean Gomes da França destacou que a união dos grupos que trabalham em diferentes localidades foi o diferencial. “Graças a essa oportunidade, eliminamos as dúvidas em comum com os colegas de outras unidades e recebemos novas orientações da liderança do programa”, avaliou o colaborador que ingressou na família CIES em novembro de 2017.

Para a enfermeira Simone Chagas Feliciano, que já atua há dois anos no CIES, o encontro proporcionou momentos de troca de experiências com os demais colegas. “Recebemos diversos esclarecimentos, padronizamos os procedimentos e os mais antigos puderam contribuir com os colegas mais novos”.

A coordenadora de projetos do Doutor Saúde, Gisele Berardinelli, destacou o maior envolvimento entre os colaboradores proporcionado pelo treinamento. Para a coordenadora de enfermagem do programa, Marta Kawashima, no CIES há 6 anos, o encontro alinhou os procedimentos para que todos sigam um padrão de qualidade em todas as unidades. Marta ressaltou também a dedicação da equipe. “Nós já realizamos um bom atendimento atualmente e se depender dos participantes, seremos ainda melhores para os pacientes e para o CIES”.

Doutor Saúde

O Doutor Saúde é um programa de atendimento médico com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento médico e diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidade quando necessárias. Além de poupar vidas, também deverá contribuir para diminuição dos gastos públicos, já que a Prefeitura não paga as unidades e o valor pago por procedimento é referenciado na tabela SUS.

No programa, cada unidade fica de dois a três meses no local de atendimento, distribuídos em todas as regiões do município (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro). As carretas atuam em forma de rodízio para oferecer atendimentos nas diversas especialidades de forma contínua aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: CIES entrega doze carretas ao programa Doutor Saúde em 2017

Equipe CIES Global