Desde o dia 28 de julho, a Carreta da Saúde do Projeto Cies- Centro de Integração de Educação e Saúde, está estacionada na Praça da Ferroviária, em Lorena, interior de São Paulo, atendendo a população carente. Até agora, mais de dois mil exames foram realizados nos moradores da cidade e municípios vizinhos.

Idealizado pelo médico gastroenterologista, dr. Roberto Kikawa, o CIES-Móvel é o único do mundo a realizar mais de dez especialidades médicas dentro do hospital sobre rodas. Entre os exames feitos na ação de Lorena estão endoscopia digestiva, colonoscopia, mamografia e ecocardiograma, além das inovações como saúde bucal, teste ergométrico e biópsias para identificar câncer de próstata e tiroide.

“Conheci o projeto por indicação de uma amiga. Ela me disse que ele era uma benção para Lorena. Consegui agendar minha consulta e, depois que fui atendida, posso dizer que a Carreta deveria voltar pelo menos de seis em seis meses para nossa cidade”, falou a paciente Eliana Quirino Guimarães, mais conhecida na cidade como Cottinha.

A Carreta da Saúde do Projeto Cies, uma parceria com a Secretaria da Saúde, ficará na cidade até o dia 22 de agosto. Os exames são agendados por intermédio da rede pública de saúde. Mensuração de pressão arterial e índice glicêmico são realizados todos os dias – durante a semana- sem necessidade de agendamento prévio.