O CIES Global entregou doze novas carretas ao programa Doutor Saúde, em 2017. Dessas, dez já realizam atendimento médico especializado para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo. A organização sem fins lucrativos adquire e administra as unidades móveis. A parceria com a Prefeitura da capital paulista prevê o pagamento por procedimento realizado com referência na tabela SUS. Até o Natal, foram realizados mais de 25 mil atendimentos pelo programa.

As Carretas de Saúde, como são conhecidas, já estão presentes em todas as regiões da cidade. Elas ficam de dois a três meses em cada localidade e depois se movimentam. Esse rodízio permite maior aproximação com os pacientes e um cuidado contínuo, já que a unidade retornará à comunidade atendida tempos depois. A estratégia controla o fluxo de pacientes, contribuindo para diminuir o tempo de espera por consultas, exames e até cirurgias de baixa e média complexidade.

No ano de 2017, a população foi beneficiada com as carretas Vascular, de Oftalmologia, de Saúde do Homem, de Tomografia, de Coloproctologia, de Dermatologia, de Saúde da Mulher, de Gastroenterologia, de Saúde do Idoso, e de mais um ônibus para a especialidade Oftalmolgia. Estão em fase de finalização as unidades de Odontologia e de Saúde do Trabalhador. Totalizamos, então, a entrega de doze novas Carretas da Saúde.

Para receber atendimento em uma das unidades do CIES Global, os pacientes devem vir encaminhados pela Central de Regulação do SUS na cidade, depois que passam por consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Doutor Saúde

O Doutor Saúde é um programa de atendimento médico com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento médico e diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidade quando necessárias. Além de poupar vidas, também deverá contribuir para diminuição dos gastos públicos, já que a Prefeitura não paga as unidades e o valor pago por procedimento é referenciado na tabela SUS.

No programa, cada unidade fica de dois a três meses no local de atendimento, distribuídos em todas as regiões do município (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro). As carretas atuam em forma de rodízio para oferecer atendimentos nas diversas especialidades de forma contínua aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Clique e veja como foi o lançamento do programa Doutor Saúde

Equipe CIES Global