A Carreta de Saúde do Idoso é a mais nova unidade móvel do Programa Doutor Saúde, operado pelo CIES Global em parceria com a Prefeitura de São Paulo. A nova unidade foi lançada na última sexta-feira (10) em coletiva de imprensa com participação do presidente do CIES, Roberto Kikawa, do secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, e do prefeito João Doria.

Os pacientes receberão atendimento em odontologia, com consultas e próteses dentárias; fonoaudiologia, com exames de audiometria de audição e da voz; e oftalmologia, com avaliação da acuidade visual, refração, tonometria, mapeamento de retina, de fundo de olho e biometria. Todos passarão, também, por triagem com mensuração de sinais vitais, glicemia, colesterol e Índice de Massa Corporal (IMC).

O Parque da Independência, no Bairro Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, será o primeiro local a receber a unidade. O público beneficiado são os pacientes a partir de 60 anos, encaminhados pela Central de Regulação do município, após direcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) ou, ainda, pelo Programa de Acompanhante de Idosos (PAI).

“Hoje, menos de 3% dos idosos da cidade de São Paulo possuem convênio médico. Com esse lançamento, nós queremos dar melhores condições de vida a essas pessoas. Elas poderão enxergar melhor, ouvir melhor e se alimentar melhor”, justificou Wilson Pollara ressaltando que apenas os atendimentos serão pagos pela Prefeitura. As estruturas são adquiridas pelo CIES Global com empresas parceiras e investidores que acreditam na causa.

O presidente do CIES, Roberto Kikawa, dedicou o tempo de fala para mencionar o apoio recebido. “Quero aproveitar para agradecer à Prefeitura pela confiança em nossa organização e em nossa equipe. Também ao secretário Wilson Pollara, que tem nos confiado essa missão de levar a Saúde que o povo brasileiro precisa. Gostaria de ressaltar que essa conquista de hoje contou com apoio de outros atores, como um grupo de jovens investidores que acreditam no impacto social de melhoria de vida para os idosos. O vereador George Hato, o secretário de Governo Júlio Semeghini e o secretário de Relações Governamentais Milton Flávio também apoiaram, contribuíram com liberação de emendas parlamentares para a construção dessa unidade. E claro, os parceiros Fleximedical e Vic, que fizeram desse projeto uma realidade”.

Estrutura

A unidade é composta por um contêiner adaptado para serviços de saúde. Das laterais maiores, saem dois ambientes que compõem a estrutura de atendimento, totalizando 48 metros quadrados. A tecnologia avançada e inovadora auxilia na mobilidade do equipamento por meio do sistema hidráulico Stop and Go, que, com quatro pistões, eleva e abaixa a estrutura do consultório. Além disso, o sistema permite abrir as laterais do container, dando maior estabilidade para o equipamento e mais conforto aos usuários. A novidade foi desenvolvida pelas empresas parceiras Fleximedical e Vic.

Doutor Saúde

O Doutor Saúde é um programa de atendimento médico com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento médico e diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidades quando necessárias. Além de poupar vidas, também deverá contribuir para diminuição dos gastos públicos, já que a Prefeitura não paga as unidades e o valor pago por procedimento é referenciado na tabela SUS.

No programa, cada unidade fica de dois a três meses no local de atendimento, distribuídos em todas as regiões do município (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro). As carretas atuam em forma de rodízio para oferecer atendimentos nas diversas especialidades de forma contínua aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

+ Clique para ler a matéria divulgada pela Prefeitura de São Paulo, sobre esse lançamento.

Equipes CIES Global