Hoje (11/10), Dia Mundial da Visão, o CIES Global tem muitos motivos para comemorar. Mais de 10 mil óculos foram entregues sem custo para os nossos pacientes, encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso só foi possível devido a parceria com o Instituto Ver e Viver, que tem a missão de proporcionar melhor qualidade de vida através da visão.

O Instituto é uma iniciativa da empresa de lentes Essilor, que cedeu um Ônibus da Saúde como parte da aliança. A unidade possibilitou milhares consultas de oftalmologia, exames e encaminhamentos para cirurgias, realizadas em Hospitais Dia do CIES Global. E os óculos são adquiridos pelo CIES a preços acessíveis e entregues gratuitamente para todos os pacientes que precisam desse tipo de correção na visão.

Conscientização no Dia Mundial da Visão

No início da semana do Dia Mundial da Saúde, a equipe de Inovação e Parcerias aproveitou a data para ação de conscientização no Ambulatório Santo Amaro. Os pacientes que fizeram exames na unidade da Zona Sul de São Paulo participaram de um teste de acuidade visual pela Tabela de Snellen. Foram realizados 86 testes no período da manhã.

A paciente Maria Luzinete Lima aproveitou a ação. “É bom fazer o teste sempre porque a gente pode não perceber que está perdendo a visão. E nem sempre lembramos ou nos preocupamos em marcar um oftalmologista. Hoje, eu vim para um exame de ultrassonografia, saí com o resultado dele na mão e ainda verifiquei minha visão de graça. Foi um tempo muito bem aproveitado e com um ótimo atendimento recebido por todos”, ressaltou.

Os colaboradores do Ambulatório Santo Amaro também fizeram o teste de acuidade visual. O médico cardiologista Domício Batista de Queiroz Filho foi um dos que fizeram questão de aproveitar a oportunidade. “É sempre bom saber como está a nossa visão. Trabalhamos com saúde e às vezes esquecemos ou não temos tempo de nos cuidar”.

No período da tarde, a ação contou com uma reunião para aperfeiçoamento dos processos. Representantes da Essilor foram até a unidade e reuniu um grupo com administrativos, técnicos de enfermagem e enfermeiros. No encontro, foram abordados temas como: a escolha da melhor armação para o paciente, a inserção de dados no sistema de pedidos de óculos de forma eficiente.

A gerente de Inovação e Parcerias do CIES Global, Deise Hajpek, explicou o principal resultado da ação. “Uma paciente que veio realizar um exame de cardiologia descobriu que não enxerga quase nada de um olho e do outro já está enxergando bem pouco. Agora ela está ciente da situação e pode procurar ajuda especializada no próprio SUS. Principalmente porque alguém com pouca visão se arrisca ao sair de casa, atravessar uma rua e pegar um ônibus sozinha, por exemplo”.

Leia também: Glaucoma pode causar cegueira: saiba como prevenir

Equipe CIES Global