Representantes do CIES Global se comprometem a continuar o legado do empreendedor social

A despedida de Roberto Kikawa, fundador do CIES Global, reuniu mais de 500 pessoas, entre amigos, familiares e colaboradores da organização filantrópica. O culto aconteceu no início da tarde do dia 12 de novembro de 2018, realizado pela igreja Holiness do Bosque, da qual Kikawa era membro, no bairro Bosque da Saúde, São Paulo. Por volta das 15 horas, o corpo foi levado para o Cemitério da Consolação, região Central da cidade, para o sepultamento e último adeus. O médico morreu após ser atingido por dois tiros em uma tentativa de assalto na noite do dia 10 de novembro de 2018, no bairro Ipiranga.

O empresário Marcos Abe transmitiu uma mensagem representando a família e equipe CIES Global. Marcos é amigo de infância que participou do mesmo grupo de escoteiros que Roberto Kikawa. Também foi um dos primeiros envolvidos na criação da Associação Beneficente Ebenézer, responsável pelo CIES. Ele comentou sobre a experiência de conviver com uma pessoa sempre cheia de ideias e agradeceu o apoio dos parceiros.

“A família Kikawa e o CIES Global agradecem profundamente as orações, as palavras que fortalecem nossos corações e que nos impulsionam para um trabalho ainda mais árduo. Agradecemos, especialmente, à Fundação Schwab, ao Fórum Econômico Mundial de Davos, Tony Blair Foundation, Banco de Inversión y Desarollo, BMW Stiftung, Departamento de Medicina da Universidade de Duke, Ashoka, Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, Organização Mundial de Saúde, Comunidade de Atlanta, nossos amigos da Colômbia, nossos amigos do Paraguai e nossos amigos da Nigéria. Com o apoio de todos, ficaremos mais fortes do que antes. O legado do Dr. Roberto é parte de um grande reino e não pode ser parado. A equipe que o Dr. Roberto Kikawa deixou no CIES Global está consciente da missão de continuar os projetos e ainda ampliá-los”, ressaltou Marcos Abe.

Representando a Associação Beneficente Ebenézer, o presidente do Conselho Administrativo, Yusuru Ishihama,reforçou a continuidade dos projetos. “Quero apresentar toda nossa gratidão aos investidores e colaboradores que acreditam e estão ajudando na realização desse sonho do Dr. Roberto Kikawa. Queremos dizer que esse sonho não terminou. A semente foi lançada e vamos continuar trabalhando para gerar ainda muito frutos. Agradecemos ao Dr. Roberto pelo que fez nas nossas vidas e nas vidas de muitos brasileiros. Vamos sentir muita saudade desse homem generoso, humilde, que tinha compaixão das almas e que não media esforços para ajudá-las”.

Após o sepultamento, o diretor de Comunicação e Marca do CIES, Ricardo Lauricella, discursou sobre a importância da união nesse momento de dor. “Agora, mais do que nunca, a família CIES precisa estar unida para honrar o grande legado que o Dr. Roberto deixou. Roberto Kikawa foi um mentor, um guia e, sobretudo, um amigo. Há 10 anos tive o privilégio de estar com ele e ver seu projeto de amor crescer com todo o apoio de sua esposa, que além de médica, ajudou, por amor, a edificar o sonho do marido. Seu legado é agora compromisso e missão de toda a equipe CIES Global, dos empreendedores sociais que o admiravam e dos milhares de amigos e pacientes que ele tinha ao redor do mundo. Honraremos as promessas dele, multiplicando o CIES, chegando a mais comunidades e sendo ainda mais engajados. Tudo em respeito e compromisso com o nosso paciente”, concluiu.

 

Prêmio Empreendedor Social 2018 tem homenagem a Roberto Kikawa

O fundador do CIES Global também recebeu homenagem durante do Prêmio Empreendedor Social, do qual foi vencedor em 2010, com o projeto da Carreta da Saúde. Durante a cerimônia da edição de 2018, que já estava programada para a noite do dia 12, houve exibição de um vídeo sobre os sonhos do fundador do CIES Global e frases de apoio de colegas da rede. Sob aplausos, a representante do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), Suzana Padua, leu uma mensagem dedicada ao Roberto. “Foram mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas por suas ações. Esse mundo mostrou não estar preparado para você. Mas você trilhou o caminho que queremos. Um local de criação de bem para todos. Seu exemplo ficará para sempre”, disse Suzana em um dos trechos, emocionada.

O empreendedor social Eugênio Scannavino, da ONG Saúde e Alegria, também homenageou o fundador do CIES. “Momento difícil. A gente sempre foi muito amigo. Eu não vou falar mais nada além do que sempre falei para ele e para todo mundo: ele é o meu herói. E para sempre será meu herói. Obrigado, Roberto”.

Como forma de honrar a maior vontade do Dr. Roberto Kikawa, a equipe CIES Global mantém suas atividades e operações normalmente, para que nenhum paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) seja prejudicado devido o luto.

Leia também: Nota de Falecimento – Roberto Kikawa

Equipe CIES Global