CIES promove seu primeiro Curso de Empreendedorismo Social na Saúde

Um encontro regional, nacional, internacional, com 6 dias de mergulho profundo e intenso no tema. Mais de 15 especialistas do setor, parceria com GRAACC, Ashoka e Fleximedical e patrocínio da 2.5 New Vision Generation (do grupo Essilor). Resultado: 19 profissionais inspirados a fazer do mundo um lugar mais justo, com mais oferta de serviços de saúde para todos.

Esse é um breve resumo do que aconteceu entre os dias 13 e 18 de setembro, em Mairiporã, na primeira edição da Imersão em Empreendedorismo Social na Saúde, curso idealizado pelo Projeto Cies, em parceria com a ponteAponte. Foram mais de 15 sessões de palestras e oficinas com os principais atores do setor no Brasil.

Rosa Maria Fischer, professora da FEA-USP, abriu o curso discorrendo sobre o caminho “Da responsabilidade ao empreendedorismo”, em um rico apanhado histórico sobre o empreendedorismo social e deu sequência, no dia seguinte, com o tema “Gestão da mudança e cultura organizacional”, tema essencial para organizações inovadoras. Tivemos participação especial de Katherine Milligan, diretora da Fundação Schwab, para falar sobre os desafios dos empreendedores sociais e fechamos o dia com uma aula-oficina de Jos Schoenmaker.

No dia seguinte, Maure Pessanha da Artemisia, Viviane Naigeborin, ex-assessora estratégica da Potencia Ventures, e Cássio Aoqui, diretor-executivo da ponteAponte, trouxeram muita inspiração ao compartilharem diversos casos de organizações de impacto social que já estão mudando o mundo. O dia foi encerrado com a palestra do CEO da Essilor, Jayanth Bhuvaraghan, e sua inspiradora fala sobre sua experiência como negócio inclusivo.

Na quarta, Aline Souza, atual pesquisadora na FGV, e Rogerio Silva, diretor da MOVE Social, preencheram a manhã com os respectivos temas do Marco Regulatório das OSCs e da avaliação de processos e resultados. À tarde, tivemos uma palestra com Flavius Albieri, assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde e finalizamos o dia com a oficina de mapeamento de stakeholderscom Roberto Kikawa, fundador do CIES e coordenador geral do curso.

Uma visita à arena Lapa do Projeto Cies, onde a organização realiza exames e pequenas cirurgias, e outra visita ao GRAACC, com direito a uma inspiradora palestra do Dr. Sérgio Petrilli, compuseram a primeira metade da quinta-feira, penúltimo dia do curso. À tarde, Leonardo Letelier dividiu o espaço com Marcelo Fukayama. O primeiro, CEO da Sitawi, trouxe despojamento a um tema complicado: as finanças sociais. O segundo, CEO da CDI Global, explicou a importância de outro movimento liderado por ele, o Sistema B no Brasil.

Inovação e Escalabilidade foram temas abordados por Evandro Reis, CEO da SQVARE, e Claudia Duran, diretora da Ashoka Brasil. No último dia do curso, além da Ashoka, tivemos Eliane Trindade também representando a Schwab e a Folha de S.Paulo, parceira do Prêmio Empreendedor Social. Claudia e Eliane se juntaram à Rosa Maria Fischer e juntas formaram um júri para avaliar os projetos desenvolvidos em grupos pelos participantes. Os pitchesforam muito emocionantes e as juradas fizeram um ótimo trabalho de coaching para desenvolver nos empreendedores as capacidades mais técnicas de apresentação de projetos.

Clique em vídeos, abaixo- ou aqui-, e veja o vídeo do encontro.

Texto: ponteAponte / Vídeo: New Side/ Fotos: Comunicação Projeto CIES