Você sabia que 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo possuem algum problema visual, e que cerca de 2,5 bilhões não têm acesso a qualquer tipo de correção de que necessitam? Só no Brasil, 30 milhões de pessoas se encontram nessa situação, segundo estimativas da Essilor, líder mundial em óptica oftálmica.

 

Para ajudar a combater esse problema, no último dia 9 de março de 2016, o CIES Global inaugurou em Cidade Tiradentes, zona Leste de São Paulo, uma nova unidade móvel, totalmente customizada com equipamentos oftalmológicos para a realização de consultas e exames. A ação é resultado de parceria entre o CIES e o fundo Vision for Life, criado pela Essilor, e irá atender 50 pessoas por dia, ajudando comunidades carentes da região a terem acesso aos cuidados com a visão.

 

Além de ter acesso a exames médicos gratuitos, quem precisar de correção visual poderá escolher uma armação já no local e, dependendo do grau do paciente e da disponibilidade de lentes no estoque, receberá do CIES seus óculos gratuitamente na hora. Nos demais casos os óculos serão entregues em até 20 dias.

 

Cristina Monteiro dos Santos, auxiliar de limpeza, 44, foi uma das primeiras pacientes que já saiu com seus óculos prontos na hora e elogiou o atendimento oftalmológico. “A gente chega num local assim, que não é bem um hospital que estamos acostumados e não imaginamos que o atendimento seja tão bom. Esse atendimento deveria existir em todo Brasil.”

 

De acordo com o presidente da Essilor na América Latina, Tadeu Alves, a Essilor, através do fundo Vision for Life, e o CIES desenvolveram essa ação por possuírem uma missão semelhante. “Nossa missão é melhorar vidas através da visão, de todos, em qualquer lugar.  Isso significa também desenvolver soluções para levar a saúde visual aos que não possuem acesso. Sabemos que 80% das deficiências visuais podem ser resolvidas com soluções simples, regionalmente e de baixo custo. Os óculos são uma delas, proporcionando condição de desenvolvimento escolar para crianças e adolescentes, bem como qualidade de vida e manutenção da capacidade laborativa de adultos”.

 

“O CIES Global já atendeu mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil. No último ano, em uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, no programa Hora Certa Móvel, foram atendidas mais de 500 mil pessoas, em diversas especialidades médicas, incluindo cirurgias como a de catarata”, completa Roberto Kikawa, fundador do CIES Global.