Em menos de um ano de atividades, a organização de saúde sem fins lucrativos CIES Global atendeu 22.313 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo. O trabalho foi iniciado no dia 10 de julho de 2017.

As unidades móveis instaladas no bairro Jardim São Guilherme, zona leste do município, possibilitaram exames de diversas especialidades médicas, entre elas ortopedia, vascular, oftalmologia, coloproctologia, urologia, otorrinolaringologia e cardiologia, com consultas exames e cirurgias.

Para a dona de casa Rita de Cássia Gomes Coelho, de 59 anos, a agilidade e o atendimento foram o diferencial. “Eu sentia fortes dores nas pernas toda vez que ficava em pé. Fui ao posto de saúde, que me encaminhou para cá e em menos de dois meses já tinha sido atendida, feito os exames e realizado a cirurgia na primeira perna. Além disso, fui muito bem tratada por todos. Da auxiliar de limpeza até o médico. Foram muito atenciosos e ágeis”, avaliou a moradora.

O CIES Global leva atendimento médico em unidades móveis para diminuir o tempo de espera nas filas SUS. Em municípios em que há um represamento muito grande de pacientes, o CIES é uma solução que, após deixar o fluxo normalizado, pode ser bem administrada pelo serviço próprio do município para não criar outras filas. Mesmo em locais em que a demanda contínua por determinados exames é pequena e construir unidades seria um mau emprego de dinheiro público, o CIES pode voltar de tempos em tempos e manter a saúde em dia.

A enfermeira Verônica Bley destacou o diferencial de atuar em uma organização sem fins lucrativos. “O trabalho no CIES Global me possibilitou colocar em prática o acolhimento humanizado que aprendemos na faculdade porque isso está na missão da ONG. No dia a dia eu consegui identificar o que é o DNA do Amor que tanto ouvimos falar desde o primeiro contato com os colegas de trabalho, como o impacto positivo tanto para os pacientes, dos quais ouço muitos elogios, quanto para os moradores da cidade que tiveram uma oportunidade de trabalhar em um local que ajuda outras pessoas”, explicou.

Adversidades

O modelo de trabalho inovador do CIES provoca estranhamento em alguns representantes políticos e em grupos profissionais mais corporativistas. Mesmo encontrando dificuldades como essa, a equipe do CIES atua fortemente em defesa do atendimento de saúde integral das pessoas, uma vez que nosso partido é a Saúde.

“Agradecemos a confiança da população de Sorocaba. Fico triste não pelo CIES, mas por deixar de atender, em média, 400 pessoas por dia. Aos pacientes que começaram atendimento com a gente e infelizmente não poderemos finalizar por causa da não renovação do contrato, informo que estamos de braços abertos tirar qualquer dúvida”, afirmou o fundador e presidente do CIES Global, Roberto Kikawa, em entrevista a uma rádio da região de Sorocaba.

Veja o quadro com resumo de atendimentos na unidade.

Colonoscopia 452
Doppler Vascular 11.959
Ultrassom Exames 10.347
Mamografia 1.882
Preparo de Colono 485
Ecocardiograma 99
Consulta Vascular 2.867
Consulta Urologia 103
Consulta Ortopedia 2.982
Consulta Otorrino 1.398
Avaliação pré-op 310
Cirurgia Vascular 963
Cirurgia Ortopédica 6

 

Leia também: Carta aberta à população de Sorocaba (SP)

Equipe CIES Global