A organização sem fins lucrativos CIES Global iniciou hoje (01/08) a entrega dos primeiros aparelhos auditivos para os pacientes atendidos na Carreta de Saúde do Idoso. A previsão é que 90 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) retornar à rotina normal com a volta da capacidade auditiva de um ou dos dois ouvidos.

A unidade móvel está localizada próxima ao Monumento à Independência, no bairro Ipiranga, Zona Sul de São Paulo. Nela, há atendimento das especialidades de otorrinolaringologia, oftalmologia e odontologia. O público agendado pode ser encaminhado para exames com fonoaudiólogo, cirurgias de catarata, recebimento de óculos e de prótese dentária, entre outros. Tudo realizado pelo CIES e sem custo para o paciente.

Após mais de um ano na fila de espera pela consulta com o médico especialista, a doméstica aposentada Divanir Fogaça dos Santos, de 77 anos, foi a primeira paciente a receber o par de aparelhos. “Às vezes, eu estava na sala e alguém na cozinha falava comigo, mas eu não conseguia entender. Ou se eu aumentava um pouco o volume da televisão para ouvir melhor, incomodava o restante da família porque estava muito alto para eles. Essas situações são muito ruins”, queixou-se.

A fonoaudióloga do CIES Global Cibelly Saboya configurou os aparelhos, os entregou e orientou Dona Divanir sobre a utilização deles. “Esse é um momento de reaprender a ouvir. É muito importante usar o máximo de tempo possível para que o cérebro se acostume com os barulhos que há tempo não percebia. Em breve a equipe agendará uma consulta de retorno para fazermos mais ajustes, se necessário”, explicou a médica.

Para ser atendido em uma carreta da organização, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Referência à Saúde do Idoso (URSI) devem realizar o agendamento após consulta com médico da família.

A unidade móvel

A Carreta de Saúde do Idoso iniciou atendimento aos pacientes do SUS em novembro de 2017. E até o final de julho deste ano, foram 4.443 pessoas beneficiadas com consultas, exames e cirurgias nas três especialidades.

A tecnologia empregada na Carreta também é um diferencial. O CIES Global implantou um sistema hidráulico chamado Stop and Go, que facilita a movimentação da carreta por ser possível elevar e abaixar as estruturas, além de abrir as laterais, utilizando um controle remoto. Os responsáveis pela construção foram as empresas Fleximedical e Vic, detentora da patente do sistema.

Doutor Saúde

O Doutor Saúde é um programa de atendimento médico especializado com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento para diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidades. Além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, também deverá contribuir para a diminuição dos gastos públicos, já que a Prefeitura não paga as unidades e o valor desembolsado por procedimento é referenciado na tabela SUS.

No programa, cada unidade fica de dois a três meses no local de atendimento, distribuídos nas regiões do município (Norte, Sul, Leste, Oeste). As carretas atuam em forma de rodízio para oferecer atendimentos nas diversas especialidades de forma contínua aos pacientes do SUS.

Leia também: Unidade móvel de Saúde do Idoso inicia atendimento no bairro Ipiranga

Equipe CIES Global