Os moradores do bairro José Bonifácio, na Zona Leste de São Paulo, foram beneficiados com atendimento médico gratuito em uma unidade móvel do CIES Global. Durante o dia 11 de novembro, a Carreta de Saúde da Mulher atendeu 57 pacientes. A atividade fez parte da ação Cidade Linda, da Prefeitura de São Paulo.

Na carreta, a população teve acesso ao Programa Médico Preventivo (PMP). O PMP foi desenvolvido pelo CIES Global para identificar chances de o paciente ter alguma doença cardiovascular no futuro e, com isso, orientá-lo para a prevenção. Teste de glicemia, colesterol e acuidade visual são alguns dos procedimentos oferecidos.

Para as mulheres da comunidade, a unidade foi equipada com o Sure Touch. O exame é um mapeamento detalhado dos tecidos da mama e, em caso de alterações, as pacientes são orientadas pelos profissionais de saúde que atuam no procedimento. A tecnologia é mais uma aliada no combate e prevenção ao câncer de mama.

A moradora Roselí Paixão aproveitou a Carreta de Saúde da Mulher para fazer o Sure Touch. “Essa é a segunda vez que sou atendida em uma Carreta da Saúde do CIES Global e, como sempre, achei tudo muito limpo, organizado e estou sendo muito bem tratada”, avaliou.

Já para Vanilde Artílha Vieira, essa foi a primeira vez em que foi atendida em uma unidade móvel de saúde do CIES. “Fiquei um pouco curiosa para saber como funciona e aproveitei para fazer esse exame da mama. Quanto mais carretas como essa, melhor, porque assim a saúde vai até a população e isso beneficia quem mora mais distante, principalmente as pessoas idosas”, ressaltou.

A dona de casa Ana Virgínia Gregio Canguçu foi uma das pacientes do Programa Médico Preventivo que admirou a agilidade e a unidade móvel. “Foi muito rápido saber como está minha saúde, como níveis de glicose, de colesterol e minha visão. E o mais interessante é perceber que tudo isso foi feito em uma carreta”.

No próximo sábado (18) é a vez da população do bairro Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo, receber os mesmos serviços. A Carreta de Saúde da Mulher ficará instalada na Estrada do M’ Boi Mirim, na altura do número 5120, próximo à Base Militar do bairro.

+ Conheça outros os procedimentos oferecidos na Carreta de Saúde da Mulher no atendimento de pacientes encaminhados pelo SUS.

Equipe CIES Global