Carreta da Saúde já realizou mais de 8 mil procedimentos em São José

Depois de atender na zona leste da cidade, a Carreta estaciona no Campo dos Alemães.

Desde fevereiro em São José dos Campos, a Carreta da Saúde do Projeto CIES já promoveu mais de 8 mil procedimentos. No dia 25 de maio a unidade móvel estacionou em outra região da cidade, dessa vez no Campo dos Alemães, onde tem atendido 50 pessoas diariamente, chegando a 150 pessoas em dias mais movimentados.

A Carreta do CIES é um centro médico, um verdadeiro hospital sobre rodas que está de acordo com as regulamentações de segurança para unidades de saúde no Brasil. É a única Carreta do mundo a realizar exames não encontrados em outras unidades do mesmo tipo, como endoscopia digestiva, um dos motivos pelos quais tem recebido inúmeros prêmios.

Com 15 metros de comprimento e dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais, o centro médico móvel atinge uma área de aproximadamente 100 m². A Carreta possui quatro salas de atendimento climatizadas e com equipamentos de diagnósticos de alta tecnologia, áreas de esterilização, bem como duas amplas áreas de espera, banheiros e elevador para pessoas com dificuldade de locomoção.

No início do ano de 2012 o CIES atendeu no Centro Poliesportivo Cerejeiras, região leste de São José, mais de 6.300 procedimentos, entre consultas de gastrenterologia, urologia, cardiologia e otorrino e diversos tipos de exames e testes. No novo endereço, na região sul de São José desde 25 de maio, já foram feitos mais de 1.700 procedimentos até 18 de junho. A Carreta deve permanecer neste local até agosto, quando irá para outra área da cidade.

Atendimento
O CIES acredita em atendimento médico de alta qualidade com horário marcado, por isso os agendamentos são feitos pela Secretaria de Saúde, que entra em contato com a população local para agendar o exame de acordo com o pedido já solicitado pelo médico. Ao receber este contato, a pessoa terá seu horário reservado e deverá chegar com antecedência de 15 minutos. No dia do exame, é necessário levar a carteirinha do SUS e RG.

Todos os exames são realizados com modernos equipamentos, que podem ser comparados aos dos principais centros médicos de grandes capitais. Para exames de endoscopia digestiva, é necessário levar um acompanhante e estar em jejum. Para mais informações, entre em contato com a UBS da sua região.

O casal Maria Alice da Silva Costa (54) e Antônio Guilherme Xavier da Costa (58) estiveram na Carreta esta semana. “Este sistema é muito bom, pois faz menos de um mês que o médico fez o pedido do ultrassom, ligaram para agendar na semana passada e agora acabei de fazer o exame e já estou saindo com o resultado”, contou Maria, satisfeita com o atendimento.

Diferente dela, o seu marido já aguardava quase um ano para fazer endoscopia. “Achei que nem iam me chamar mais, mas acho que se não fosse a Carreta aqui na cidade, não seria atendido”, desabafou o aposentado.

Serviço
Consultas e exames são agendados antecipadamente pela Secretaria de Saúde
Segunda à sexta, das 7h30 às 18h.
Local: Campo dos Alemães
Endereço: Rua Walter Dellu, s/n, em frente à antiga área do Pinheirinho.