Carreta cirúrgica do CIES realiza atendimento no Vale do Anhangabaú

Unidade móvel pioneira no Brasil está instalada na região central, com capacidade para cirurgias de baixa e média complexidade como oftalmológicas, dermatológicas e aparelho digestivo

Já está em funcionamento no Vale do Anhangabaú a primeira carreta com capacidade para realização de cirurgias, do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) para o programa Hora Certa Móvel, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde. Esta é a primeira carreta itinerante com duplo avanço e alta tecnologia social com centro cirúrgico completo, sala de recuperação, sala pré-anestésica, central de material esterilizado, centro de limpeza de materiais cirúrgicos e vestiário. A unidade móvel possui 15 metros de comprimento, dispõe de sistema automatizado que permite a abertura das laterais, possui salas de atendimento climatizadas, equipamentos de diagnósticos de alta tecnologia, bem como duas amplas áreas de espera, elevadores e rampa para facilidade de acesso. É conectada a outra unidade móvel com infraestrutura de enfermaria, sala de emergência, sanitários e leitos para pacientes.Segundo Roberto Kikawa, médico criador da Carreta da Saúde e das demais unidades de atendimento do CIES, a unidade cirúrgica tem aproximadamente 200 m² de área respeitando todos os critérios da RDC 50 Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), “é um projeto único nacional, talvez o primeiro no mundo, é um potencial que colocamos em parceria com a prefeitura para trazer alta tecnologia social e proporcionar a população mais um leque de benefícios e atendimento de qualidade”, explica.

Na unidade, o paciente que recebeu encaminhamento prévio da UBS (Unidade Básica de Saúde), poderá realizar pequenas cirurgias como oftalmológicas, dermatológicas, biópsia de próstata para diagnóstico, aparelho digestivo, cirurgia de hérnia, entre outras, por meio de vários médicos das respectivas especialidades. A Carreta Cirúrgica do CIES conta ainda com setor administrativo, técnicos em enfermagem, enfermeiros, auxiliares, em cada turno de atendimento, além de um grupo assistencial de recepção e prontuários. Arenas da Saúde O “Hora Certa Móvel” atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h e, aos sábados, das 8h às 18h, por meio de unidades móveis já instaladas desde agosto na Zona Leste, Norte e Sul de São Paulo, reduziu a fila por exames entre 80% e 90 % de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. Mais de 22 mil procedimentos foram feitos em Ermelino Matarazzo (Zona Leste), Brasilândia (Zona Norte) e Capela do Socorro (Zona Sul). Na Zona Norte, a demanda reprimida de espera por ultrassons, foi reduzida em 50% em apenas um mês. A expectativa é que em seis meses sejam realizados cerca de 215 mil exames em especialidades como: urologia, mastologia (mamografia), dermatologia, cardiologia, ultrassonografia, oftalmologia, gastroenterologia, endoscopia, colonoscopia dentre outras.