São Paulo, novembro de 2012 – O “Box da Saúde” comemora a realização de mais uma iniciativa de prestação de serviço à comunidade. Por meio de uma parceria inédita entre a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo e o CIES, 100 mamografias digitais e 40 exames de Papanicolau foram realizados na cidade de Carapicuíba, entre os dias 9 e 10 de novembro.
Além disso, centenas de mulheres tiveram a oportunidade de fazer exames de diabetes e medir a pressão arterial. A unidade móvel do Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) ficou estacionada dentro do Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) ao longo das atividades.

A ação agilizou, por meio de sua unidade móvel, a realização de centenas de exames que estavam previamente agendados no SUS. “Faz mais de dois anos que não realizo nenhum exame, portanto, esse projeto me ajudou muito, pois permitiu que eu fosse examinada de forma muito ágil. Quando soube que além dos exames, haveria ainda palestras promovidas pelo Box da Saúde vi uma oportunidade para, além de cuidar da minha saúde, conhecer mais sobre a prevenção de doenças.”, diz a beneficiária Maria das Dores Pereira.

Após a realização dos exames, o retorno da senhora Maria ao médico já está confirmado e será feito no próprio HCG em duas semanas.  Dr. Roberto Kikawa, idealizador do Projeto CIES e médico gastroenterologista do Hospital São Camilo, comemora a parceria. “Quando fazemos ações como essa, atendemos as pessoas do início ao fim. Começando por acelerar a fila de espera com os exames nas unidades móveis e, garantindo o retorno do paciente no próprio Hospital”.

A parceria da Rede de Hospitais São Camilo com o CIES contempla a disponibilização de infraestrutura para a realização dos eventos, dos exames e também da participação de outros hospitais camilianos que se encarregaram do encaminhamento dos pacientes que participaram da ação.

Centro de Integração de Educação e Saúde – CIES
O Centro de Integração de Educação e Saúde, projeto idealizado pelo médico Roberto Kikawa, venceu o Prêmio Cidadão Sustentável em 2012 e o Prêmio Empreendedor Social da Folha de S. Paulo em 2010 pela atuação de saúde integrada à educação com enfoque na população de alta vulnerabilidade social. O método de gestão compartilhada envolve governo, iniciativa privada e sociedade civil. O atendimento médico é realizado em unidades móveis adaptáveis às diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Aproximadamente 100 mil pessoas em vinte e oito cidades de cinco estados do Brasil já receberam atendimento pelo CIES desde 2009.

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação.
As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea.  Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em 69 especialidades, oferece ao todo 650 leitos e um quadro clínico de aproximadamente 3 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, a Acreditação Internacional Canadense e a da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Essas certificações asseguram que os Hospitais São Camilo priorizam a segurança e a qualidade nos seus processos de atendimento e seguem as melhores práticas hospitalares internacionais. A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar da Ordem global.

Informação para a Imprensa

Parágrafo Comunicação – Projeto CIES
Ricardo Lauricella – ricardo@parafocomunicacao.com.br (11) 2812-1110
Paula – paula@paragrafocomunicacao.com.br (11) 4113-5879

Ketchum Agência de Comunicação – Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
Nara Zarino – nara.zarino@ketchum.com.br (11) 5090-8963
Juliana Wruck – juliana.wruck@ketchum.com.br (11) 5090-8924