As novas unidades móveis de saúde fazem parte do programa Doutor Saúde

 

O CIES Global instalou três novas unidades móveis de saúde no mês de novembro. Além da Carreta de Saúde do Idoso, entraram em operação um ônibus equipado para atendimentos oftalmológicos e uma carreta para a especialidade de gastroenterologia. Todas as três unidades são destinadas ao programa Doutor Saúde, da Prefeitura de São Paulo, operado pelo CIES Global. A Carreta do Idoso está localizada no Parque da Independência, Zona Sul da capital paulista; o ônibus, no Parque da Luz, região central; e a carreta de gastroenterologia, na Prefeitura Regional Freguesia Brasilândia, na Zona Norte.

O Ônibus de Oftalmologia iniciou atendimento no dia 29 de novembro, sendo a segunda unidade móvel para a especialidade no programa Doutor Saúde. Nele, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo poderão realizar consultas com médico especialista e exames para diagnosticar e prevenir, por exemplo, o glaucoma e doenças que acometem a retina. Os procedimentos também auxiliam a coleta de dados necessários para os encaminhamentos à cirurgia de catarata, realizadas em um dos hospitais do CIES. Também ajudam a definir os graus das lentes para os óculos que são adquiridos pelo CIES Global e fornecidos gratuitamente aos pacientes que precisam desse tipo de correção visual. O veículo tem capacidade para atender até 60 pacientes por dia de operação.

Como a mais nova especialidade no programa Doutor Saúde, a Carreta de Gastroenterologia começou a atender no dia 1º de dezembro. A unidade beneficiará, incialmente, 30 pacientes por dia de operação, oferecendo consultas especializadas e exames de endoscopia digestiva alta. O procedimento, conhecido pela captação de imagens de alguns órgãos do sistema digestivo, também pode ser usado para a realização de biópsias e até já tratar úlceras ou varizes sangrantes.

Doutor Saúde

Esse é um programa da Prefeitura de São Paulo, operado pelo CIES Global, para atendimento médico com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento médico e diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidades quando necessárias. Além de poupar vidas, também contribui para diminuição dos gastos públicos, já que a Prefeitura não paga as unidades e o valor pago por procedimento é referenciado na tabela SUS.

No programa, cada unidade móvel fica de dois a três meses no local de atendimento, distribuídos em todas as regiões do município. As carretas atuam em forma de rodízio para oferecer atendimentos nas diversas especialidades de forma contínua aos pacientes SUS.

Atualmente, estão em operação 10 carretas do programa Doutor Saúde na cidade de São Paulo:

Zona Sul
Tomografia – Santo Amaro
Saúde do Homem – Capela do Socorro
Dermatologia – Santo Amaro
Saúde da Mulher – Cidade Ademar / Ações do programa Cidade Linda
Saúde do Idoso – Ipiranga

Zona Norte
Coloproctologia – Perus
Gastroenterologia – Freguesia do Ó / Brasilândia

Zona Leste
Oftalmologia – Itaquera
Vascular – São Mateus

Região Central
Oftalmologia (ônibus) – Luz

 

+ Clique para ler a matéria sobre a Carreta de Saúde do Idoso

 

Equipe CIES Global