Atendimento prestado nas unidades móveis do CIES é bem avaliado por 95% dos pacientes

Dos 76.448 pacientes agendados, 47.464 (62%) foram atendidos, já o absenteísmo médio foi de 38%

No período de agosto a dezembro de 2013, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo realizou uma averiguação no funcionamento das unidades móveis do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), que realizam atendimento médico no programa Hora Certa Móvel.

A pesquisa foi realizada nas arenas situadas nas regiões leste, norte e sul da capital e teve o intuito de avaliar a oferta de vagas disponibilizadas, dimensionar o percentual de pacientes atendidos em relação aos agendados, os principais motivos de faltas no dia agendado para o exame (absenteísmo) e a estrutura oferecida para o atendimento.

Por meio de análise de dados cadastrais, pesquisa realizada nas instalações das unidades e com pacientes, a averiguação foi concluída com resultados satisfatórios quanto às instalações e registro de atendimentos.

Foram ofertadas no mesmo período, 84.500 vagas para agendamentos de exames nas três arenas. Dos 76.448 pacientes agendados, 47.464 (62%) foram atendidos, já o absenteísmo médio foi de 38%. O destaque ficou na diminuição da fila de espera de até 4 anos para 3 meses.

Pela amostragem, o absenteísmo ocorreu em aproximadamente 75 % dos casos por motivos como: porque já haviam feito o exame, por motivos particulares, de saúde, etc.

Na avaliação da qualidade do serviço prestado, identificou-se que 70% dos usuários não apresentaram nenhuma queixa em relação à estrutura das arenas.

Em resposta a pergunta feita ao paciente sobre o que pode melhorar no atendimento do Hora Certa Móvel, 50% disseram que estava satisfeitos com tudo.92% dos entrevistados concederam notas acima de oito, numa escala de zero a dez, para as três arenas do Projeto CIES.