A prevenção é a melhor maneira de salvar vidas

 

 

Você sabia que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos) no mundo inteiro? A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez uma pesquisa em 2012 e descobriu que 68% das mortes decorrem de doenças crônicas não transmissíveis e que não são resolvidas num curto tempo, principalmente as cardiovasculares (do coração e vasos sanguíneos), respiratórias, câncer e diabetes.

Mas muitas vidas podem ser salvas com pequenas atitudes! Para ajudar as populações carentes a cuidar melhor da saúde, o CIES Global lançou o Programa Médico Preventivo (PMP), uma solução inovadora que orienta os pacientes sobre suas condições de saúde e os riscos que correm, por meio de uma consulta médica e da realização de exames simples e rápidos.

O programa demonstra como pequenas mudanças, que incluem alimentação saudável e atividade física, por exemplo, podem fazer a diferença para viver bem e com longevidade. No fim do processo, o paciente assiste a um vídeo educativo sobre saúde e recebe um pen card (um cartão eletrônico com chip que pode ser utilizado no computador) com todas as suas informações médicas. Caso o médico considere necessários exames complementares, eles podem ser feitos no próprio CIES, com agendamento de dia e horário.

 

No PMP estão inclusos:

  • Teste de acuidade visual, para identificar algum problema de visão.
  • Índice de Massa Corpórea (IMC), que indica se você está no peso ideal.
  • Medição da pressão arterial, para saber se a pressão está baixa, alta ou dentro da normalidade.
  • Teste de glicemia, que ajuda a detectar diabetes ou pré-diabetes.
  • Teste de colesterol, capaz de identificar um tipo de gordura encontrada em nosso organismo que, em níveis elevados, pode causar problemas no coração e nos vasos sanguíneos.
  • Triagem clínica e Risco de Michigan, um questionário que ajuda o médico a avaliar melhor seu risco de ter um problema cardiovascular.
  • Consulta médica.

 

Atualmente, o PMP e os exames complementares podem ser feitos em três locais em São Paulo, por um valor bastante acessível: Hospital Compacto Móvel CIES Global – unidade Vila Carrão, Hospital Compacto Móvel CIES Global – unidade Santo Amaro e Fundação Mary Speers, no centro da capital.