O programa Doutor Saúde, operado pelo CIES Global em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, lançou mais uma carreta para atendimento no dia 27 de junho. A unidade realizará atendimento gratuito preventivo em dermatologia com consultas, exames laboratoriais, biópsias e procedimentos de retirada de lesões para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Carreta de Dermatologia atuará em sistema de rodízio com as das demais área do programa, reduzindo a fila de 65 mil pessoas que aguardam consulta para essa especialidade.

 

Dr Roberto Kikawa, fundador e presidente do CIES Global sentou à mesa da coletiva de imprensa de lançamento da nova carreta da saúde. O evento contou também com a presença do secretário municipal da Saúde de São Paulo, Wilson Pollara e do prefeito João Doria.  O Hospital Israelita Albert Einstein, representado por seu presidente, Sidney Klajner, anunciou também a parceria para  de um sistema de análise de exames à distância, conhecido como teledermatologia.

 

“Participar de um programa de prevenção proativa é sempre um orgulho para o CIES. Que nasceu como um projeto de empreendedorismo médico social para chegar às comunidades. Podemos participar agora, na área de dermatologia, fazendo a prevenção e ao mesmo tempo levando a carreta com os dermatologistas e o cirurgião plástico para fazer a retirada da biópsia da lesão. E essa integralidade com o Sistema Único de Saúde é um dos pilares do CIES Global”, explicou o Dr. Roberto Kikawa.

 

O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Wilson Pollara, também comentou sobre a importância do lançamento. “O câncer tem que ser diagnosticado precocemente. A classificação de todos os tumores de pele é dada pela profundidade em que esse tumor penetra nas várias camadas do órgão. Com o diagnóstico precoce de pequenas lesões, nós vamos aumentar muito a possibilidade de cura total desses tumores. O câncer de pele do tipo melanoma, em pouco tempo, atinge ganhos da metástase em vários locais. Ao passo que, se fizermos o diagnóstico rapidamente, ele é completamente curável por uma pequena cirurgia dermatológica. Isso realmente vai trazer um benefício muito grande à população.” concluiu.

 

Estão em operação, pelo programa Doutor Saúde, as carretas de coloproctologia, em São Mateus na Zona Leste; de oftalmologia, em Perus, na Zona Norte; de saúde do homem, em Itaquera, na Zona Leste; vascular, na Capela do Socorro, na Zona Sul; e de tomografia, em Santo Amaro, na Zona Sul. As unidades em cada região por dois meses, podendo variar.

 

Doutor Saúde
Lançado em março deste ano, o programa de consultas e exames em unidades móveis, Doutor Saúde, operado pela organização sem fins lucrativos, CIES Global, tem o objetivo de promover a prevenção de problemas de saúde por meio do acompanhamento, monitoramento e diagnóstico precoce. Ao todo são seis unidades em operação, que percorrem a cidade em sistema de rodízio, permanecendo por um mês em cada bairro.
Equipe CIES