O planeta está precisando de uma visão melhor. Estimativas da Essilor, líder mundial em óptica oftálmica, apontam que 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo possuem algum problema visual, e que cerca de 2,5 bilhões não têm acesso a qualquer tipo de correção que necessitam, devido em grande parte à falta de conhecimento e acesso. No Brasil, estima-se que 30 milhões de pessoas se encontram nessa situação. Diante disso, o fundo Vision For Life™, criado pela Essilor, atuará em parceria com o CIES Global (Centro de Integração de Educação e Saúde), na inauguração de uma nova unidade móvel, totalmente customizada com equipamentos oftalmológicos para a realização de consultas e exames. A ação terá início na próxima quarta-feira (9), às 8h, na zona leste da Cidade de São Paulo para ajudar comunidades carentes da região a terem acesso aos cuidados da visão.

A iniciativa em São Paulo possibilitará atendimentos diferenciados, pois, além de terem acesso a exames médicos gratuitos, aqueles que precisarem de correção visual poderão escolher uma armação já no local e, dependendo do grau do paciente e da disponibilidade de lentes no estoque, receberão do CIES seus óculos gratuitamente e na hora. Nos demais casos os óculos serão entregues pelo CIES em até 20 dias.

Criado pela Essilor em janeiro 2015 e alinhado à sua missão de melhorar vidas através da visão, o Vision For Life é um fundo de doações que visa acelerar as iniciativas que combatem o desafio global da má visão, melhorando o acesso a exames, correção e proteção visuais. De acordo com o presidente da Essilor na América Latina, Tadeu Alves, a Essilor, através do fundo, e a organização não governamental CIES desenvolveram essa ação por possuírem uma missão muito semelhante. “Nossa missão é melhorar vidas através da visão, de todos, em qualquer lugar. Isto significa também desenvolver soluções para levar a saúde visual aos que não possuem acesso. Sabemos que 80% das deficiências visuais podem ser resolvidas com soluções simples, regionalmente e de baixo custo (*). Os óculos são uma delas, proporcionando condição de desenvolvimento escolar para crianças e adolescentes, bem como qualidade de vida e manutenção da capacidade laborativa de adultos”.

A primeira ação da unidade móvel será no dia 9 de março, das 8h às 12h, no estacionamento do Hospital Municipal Cidade Tiradentes, em São Paulo. Neste dia estão agendados 50 pacientes que aguardavam na fila de espera do SUS. “O CIES Global já atendeu mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil. No último ano, em uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, no programa Hora Certa Móvel, foram atendidas mais de 500 mil pessoas, em diversas especialidades médicas, incluindo cirurgias como a de catarata”, explica Roberto Kikawa, fundador do CIES Global.

Data: 9 de março de 2016 – das 8h às 12h
Local: Hospital Municipal Cidade Tiradentes – São Paulo
Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 1797 – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP

Sobre o CIES Global – Centro de Integração de Educação e Saúde
O CIES Global (Centro de Integração de Educação e Saúde) é um Projeto inovador de saúde integrada à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS. Para realizar os já 1 milhão de atendimentos à população desde 2008, desenvolveu unidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde, Box da Saúde entre outras. Foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab, além de outros prêmios como Dom (do grupo Fleury) em 2013, Dr. Cidadão (da Associação Paulista de Medicina) e Cidadão Sustentável em 2012 e Empreendedor Social Ernst Young Terco em 2011. www.projetocies.org.br
Informações para Imprensa: (11) 5571 -8017
Ricardo Lauricella: ricardo@projetocies.org.br

Sobre o Vision For Life™
Criado pela Essilor em janeiro 2015, o fundo Vision For Life visa acelerar as iniciativas que combatem o desafio global da má visão, melhorando o acesso a exames, correção e proteção visuais. Projetos apoiados pelo Vision For Lifeincluem incluem sensibilização, advocacia, desenvolvimento de capacidades e a criação de infra-estruturas básicas de cuidados com a visão.
Sobre o Grupo Essilor
Líder mundial, a Essilor International cria novos desenhos, produz e comercializa uma vasta gama de lentes oftálmicas para óculos. Sua missão é melhorar vidas através da visão. Para cumprir esta missão, a empresa investe anualmente 150 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento e seu espírito inovador foi atestado pela revista norte americana Forbes por ao figurar por cinco anos consecutivos no ranking das 100 Empresas Mais Inovadoras do Mundo. Além disso, em 2015 a companhia foi listada entre as 50 empresas da FORTUNE’s Change the World List
As marcas mais emblemáticas da Essilor International são: a lente multifocal Varilux®, o antirreflexo Crizal®, a lente solar polarizada Xperio®, e a lente antiembaçante Optifog™. A empresa também desenvolve e comercializa equipamentos, instrumentos e presta serviços aos atuantes no mercado óptico. www.essilor.com.br
Informações para Imprensa: (21) 2532-1575