Curso de Empreendedorismo Social em Saúde

 

 

Em 2015 e 2016, o CIES realizou o Curso de Imersão em Empreendedorismo Social em Saúde, pioneiro no setor, baseado na experiência e expertise de diversos profissionais que desejam atuar de maneira cada vez mais inovadora e empreendedora para identificar, apoiar e implementar soluções de problemas sociais na área da saúde.

O público-alvo abrangeu profissionais da área da saúde, que atuam na gestão, logística e no atendimento clínico, empreendedores interessados em atuar na área da saúde com enfoque social e de sustentabilidade, gestores e líderes com alguma experiência profissional nas áreas correlatas, dispostos a iniciar suas carreiras de acordo com novas tendências, profissionais de negócios sociais e organizações da sociedade civil, além de futuros agentes de transformação na área da saúde.

As duas edições aconteceram no Refúgio Cheiro de Mato, em Mairiporã, a 30 minutos de São Paulo. A primeira edição ocorreu de 13 a 18 de setembro de 2015, e a segunda foi de 18 a 21 de setembro de 2016.

Entre os temas abordados nos cursos, destacaram-se: Empreendedorismo social e seu ecossistema, Empreendedorismo social na saúde, Investimento de impacto social e avaliação, Inovação social na Saúde, Plataformas digitais na Saúde, Telemedicina e Sistemas de Saúde na América Latina, Marcos legais da Saúde, além de visitas de campo ao GRAAC e acompanhamento de um atendimento do CIES, por meio do PMP – Programa Médico Preventivo, realizado com os colaboradores do Refúgio. Entre os professores, havia profissionais de universidades renomadas, como a USP, de empresas sociais e do poder público, além de profissionais da área de saúde da Venezuela e Colômbia.